No último sábado (14), o ministro da Defesa e general da reserva, Walter Braga Netto, participou, junto com o presidente Jair Bolsonaro, da formatura dos alunos do primeiro ano da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro.
Durante o discurso feito no evento, o ministro afirmou que as Forças Armadas são ‘protagonistas dos principais momentos da história do país’ e estão ‘sob autoridade suprema do presidente da República’.
“Reafirmo que Forças Armadas continuarão com fé em suas missões constitucionais, como instituições nacionais e permanentes, com base na hierarquia e disciplina, sob autoridade suprema do Presidente da República, para assegurar a defesa da pátria, da soberania, da independência e harmonia entre poderes, manutenção da democracia e liberdade do povo brasileiro”, disse Braga Netto.
O discurso foi feito horas após o presidente anunciar que pedirá ao Senado o impeachment dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, por estarem agindo fora do âmbito de suas atribuições, interferindo na harmonia e na independência entre os Poderes.
No discurso, Braga Netto também fez menção à missão constitucional das Forças.
“Reafirmo que Forças Armadas continuarão com fé em suas missões constitucionais, como instituições nacionais e permanentes, com base na hierarquia e disciplina, sob autoridade suprema do Presidente da República, para assegurar a defesa da pátria, da soberania, da independência e harmonia entre poderes, manutenção da democracia e liberdade do povo brasileiro”, disse.
Confira: