Bolsonaro autoriza entrada de militares dos EUA

 


Nesta quinta-feira, 14, através do Diário Oficial da União (DOU) o presidente autorizou o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos no território nacional para participar de exercício conjunto com o Exército Brasileiro.


Ao todo, chegarão no Brasil 240 militares norte-americanos, além de armamentos, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos e sensores e equipamentos de comando, controle e comunicação.



 

As duas equipes vão participar da edição 2021 do chamado Combined Operations and Rotation Exercises (Core), um tipo de treinamento militar concebido durante conferência bilateral de Estado-Maior Brasil-EUA, realizada em outubro de 2020, “com o objetivo de incrementar a interoperabilidade entre os dois exércitos”.


“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015.

O Ministério da Defesa, por intermédio do Comando do Exército, é a instituição responsável pela organização e execução do Exercício de adestramento Core 21”, diz um trecho do comunicado.

Postagem Anterior Próxima Postagem