A afirmação foi feita pelo deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP), durante pronunciamento no plenário da câmara, em Brasília, na última quarta-feira (9)
Ele acusou o presidente eleito e ex-pres(…) Lula de ter todo um esquema de ‘compra de apoio e votos no congresso nacional’ já em curso. A velha “política do toma lá, dá cá” aprimorada pelo PT e levada a níveis estratosféricos:
Lula é eficiente, sabe no que? Eficiente em fazer rolo, eficiente em comprar deputados e senadores. Eficiente com o mensalao, eficiente com o petrolão, disse Poit.
O mais grave, entretanto, veio a seguir, com o parlamentar garantindo que o atual presidente da câmara, deputado Arthur Lira, estaria disposto a apoiar o novo governo em troca de sua reeleição para presidência da câmara. Uma verdadeira traição:
Hoje, dia 9 de novembro, acabou de sair da casa o presidente da câmara, já de mão dada, provavelmente já está tudo acertado. PEC da Transição, tudo, disse, mostrando uma foto do encontro entre Lira e Lula, que ocorria naquele momento.
E prosseguiu, com detalhes ainda mais surpreendentes:
O senhores e senhoras que falavam que o congresso pelo menos vai ter maioria de oposição. Tá aqui a oposição, tudo já viraram para o presidente Lula. Tem até bolão no PL. É assim, gente, na época do mensalão era 30 mil reais em dinheiro para comprar o voto de cada deputado. Esse é o jeito que a gente quer governar o nosso país? Questionou.
Vinicius Poit ainda citou o presidente do senado federal, Rodrigo Pacheco, o qual, segundo ele, também já estaria ‘fechado’ para atender os pedidos do futuro governo.
O parlamentar defendeu a aprovação, via Constituição Federal, de mudanças no sistema de governo brasileiro.
Sairia o presidencialismo e viria o parlamentarismo, um sistema em que o ‘chefe de Estado’ é o primeiro-ministro eleito internamente pelo Congresso Nacional.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM: