Julgamento de Jair Bolsonaro no TSE: Suspensão do julgamento com placar de 3 x 1 contra o ex-presidente
Brasília, 29 de junho de 2023 - O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi suspenso no início da tarde desta quinta-feira com um placar de 3 x 1 contra o ex-chefe do Executivo. A ação, protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), acusa Bolsonaro de abuso de poder político e busca torná-lo inelegível por oito anos.
Até o momento, quatro ministros já votaram: André Ramos Tavares, Floriano de Azevedo Marques Neto, Raul Araújo e o relator Benedito Gonçalves. O único magistrado a votar a favor de Bolsonaro foi Araújo, que também negou a inclusão da minuta encontrada na casa do ex-ministro Anderson Torres no processo.
Para amanhã, estão previstos os votos de Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, que encerrará o julgamento.
Caso algum dos ministros solicite vista do processo, o julgamento será suspenso. Nesse caso, os autos serão devolvidos e o prazo para retomada do julgamento será de 30 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período, contado a partir da data do pedido de vista.