Ministro André Ramos Tavares vota pela inelegibilidade de Bolsonaro no TSE
Brasília, 29 de junho de 2023 - Nesta quinta-feira, o ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), proferiu o terceiro voto a favor da inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, filiado ao Partido Liberal (PL). Após o seu voto, o julgamento foi suspenso e será retomado na sessão desta sexta-feira.
Antes de Tavares, os ministros Raul Araújo e Floriano de Azevedo Marques Neto já haviam votado. Enquanto Araújo se posicionou contra a condenação de Bolsonaro, Marques Neto votou a favor, seguindo a posição estabelecida pelo relator do caso, ministro Benedito Gonçalves.
Ainda nesta sexta-feira, os ministros Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes, presidente do TSE, devem apresentar seus posicionamentos, sendo Moraes o último a votar.
Caso algum dos ministros que irão deliberar sobre o caso solicite vista, o julgamento será suspenso. Nesse caso, os autos do processo deverão ser devolvidos para que o julgamento seja retomado no prazo de 30 dias, podendo ser renovado pelo mesmo período, contado a partir da data da sessão em que o pedido foi feito.