Zanin conquista maioria no Senado e se torna ministro do STF: 58 votos a favor


Cristiano Zanin é aprovado como ministro do STF pelo Senado com 58 votos a favor

Nesta quarta-feira (21), o plenário do Senado Federal concedeu seu aval à indicação do renomado advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A aprovação foi marcada por uma votação expressiva de 58 votos a favor e 18 contrários, confirmando a indicação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Anteriormente, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) já havia dado seu parecer favorável ao nome de Zanin, com uma margem significativa de 21 votos a favor e apenas cinco contrários.

Cristiano Zanin Martins assume a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril após servir ao STF por 17 anos. Com vasta experiência na área jurídica, Zanin é amplamente conhecido por sua atuação como advogado do ex-presidente Lula.

A indicação de Lula para o cargo de ministro do STF teve uma aceitação mais favorável no Senado em comparação à indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro para a nomeação de André Mendonça. Em 2021, quando Mendonça foi indicado, o processo de sabatina pelo Senado foi marcado por um período de espera de 141 dias sob a presidência de Davi Alcolumbre, que já era presidente da CCJ na época. Ao final, Mendonça recebeu 18 votos a favor e nove contrários durante a sabatina na CCJ. No plenário, a votação registrou 47 votos a favor e 32 contrários.

Continue lendo

Postagem Anterior Próxima Postagem