Deputado Carlos Jordy critica reforma tributária proposta pelo governo Lula e alerta para concentração de poder
O deputado federal Carlos Jordy (PL/RJ) foi mais uma voz a se levantar contra a reforma tributária (PEC 45) proposta pelo governo Lula e aprovada "à força" pela Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em um discurso no plenário, na manhã desta quinta-feira (6), o parlamentar mostrou preocupação com a concentração de poder que essa proposta permitirá ao Palácio do Planalto.
"Essa reforma tributária não é aquela que nós sempre almejamos. É uma reforma contaminada pelo PT. Uma reforma que concentra poder no governo federal e cria o tal 'conselhão'. Um conselhão que, como bem disse o governador Caiado, parece um 'conselhão venezuelano', que estabelecerá como será feita a distribuição desses impostos, tirando a autonomia dos estados e municípios", afirmou o deputado fluminense.
Segundo Jordy, a reforma proposta por Lula e Haddad resultará em uma redução drástica da arrecadação nos municípios, o que propiciará o sucateamento de serviços públicos, como a saúde, entre outros. Ele alertou que a reação dos prefeitos será justamente aumentar outros tributos, como o IPTU, como forma de compensação.