Presidente Lula agradece presidente da Câmara, Arthur Lira, pela aprovação histórica da reforma tributária
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (7/7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato por telefone com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para expressar seu agradecimento pela "expressiva votação" do projeto da reforma tributária.
"O presidente Lula fez questão de ligar de manhã cedo e fazer um agradecimento institucional ao presidente da Câmara, pelo momento histórico que a Câmara dos Deputados viveu nessa virada", afirmou Padilha.
Segundo Padilha, Lula elogiou o discurso feito por Arthur Lira. "Mostra um momento de grandeza da Câmara, que demonstra, de um lado, a estratégia correta do governo em respeitar o trabalho que a Casa já vinha fazendo e, por outro lado, o apoio do governo na discussão e nos temas. Queremos concluir a votação agora pela manhã", acrescentou.
Arthur Lira também comentou o telefonema do presidente Lula nesta sexta-feira e mencionou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também entrou em contato.
"O presidente Lula ligou hoje de manhã e o ministro Haddad ligou ontem. A ligação foi para parabenizar e saber sobre o ambiente. O clima é de tranquilidade", afirmou Lira aos jornalistas.
Aprovação histórica
Com uma votação histórica e uma margem confortável, a Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta sexta-feira (7/7), o texto da PEC 45/2019, que trata da reforma tributária, em dois turnos. A matéria, relatada pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), recebeu 382 votos favoráveis e 118 votos contrários no primeiro turno, e 375 votos favoráveis e 113 votos contrários no segundo turno. Ainda são necessárias votações de alguns destaques, que estão previstas para ocorrer na manhã desta sexta-feira. Em seguida, o texto seguirá para o Senado Federal.