Lula sonda nomes de 4 mulheres para o STF; saiba quem são elas


Presidente Lula avalia nomes para substituir Rosa Weber no STF; mulheres são sondadas para a vaga

Com a proximidade da saída da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF), a corrida pela definição do novo nome para a vaga na Suprema Corte começa a ganhar destaque nos noticiários. Faltando pouco mais de dois meses para a saída de Weber, diversos candidatos e candidatas começam a ser sondados para ocupar o cargo.

De acordo com informações da colunista Bela Megale, do jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estaria avaliando nomes para a substituição de Rosa Weber. Ainda que não haja um comprometimento de Lula em escolher uma mulher para a vaga, ao menos quatro figuras femininas estariam sendo sondadas pelo presidente.

Os principais nomes na mesa do presidente são o da desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) Simone Schreiber, o da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Regina Helena Costa e das advogadas Dora Cavalcanti e Flávia Rahal.

A desembargadora Simone Schreiber é conhecida por sua atuação garantista, uma corrente que analisa os processos sob a perspectiva dos direitos do acusado. Esse pensamento tem sido defendido no STF pelo ministro Gilmar Mendes.

Já a ministra Regina Helena Costa, que está prestes a completar 10 anos como integrante do STJ, é vista com simpatia por nomes do STF, como as ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber. Antes de chegar ao STJ, ela atuou como desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

Postagem Anterior Próxima Postagem