Neste domingo (16), o Partido Social Democrático (PSD) anunciou em nota que pretende expulsar o empresário Roberto Mantovani Filho, de 71 anos, da lista de filiados da legenda. Mantovani é suspeito de agredir fisicamente o filho do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no Aeroporto Internacional de Roma, na Itália, na sexta-feira (14).
O caso chamou a atenção da opinião pública brasileira e repercutiu negativamente nas redes sociais, onde diversas pessoas manifestaram indignação com o episódio de violência. Os brasileiros envolvidos nas ofensas contra Moraes e sua família foram identificados como Roberto Mantovani Filho, sua esposa, Andréa, e seu genro, Alex Zanatta Bignotto.
Em comunicado, o PSD expressou seu repúdio ao ocorrido e afirmou que tomará as medidas necessárias caso a filiação de Mantovani esteja ativa. A nota declarou: "Caso confirmada a filiação ao partido, acionará a Comissão de Ética da legenda para que sejam tomadas as medidas punitivas cabíveis, que devem culminar em sua expulsão".