O Ministério Público Federal (MPF) fez uma solicitação ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo que as empresas de redes sociais em que Jair Bolsonaro tem contas enviem um arquivo com a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente. A informação foi divulgada pelo colunista Guilherme Amado, no portal Metrópoles.
O pedido foi realizado no âmbito de um inquérito que investiga possíveis crimes cometidos por Bolsonaro, especificamente em relação a um vídeo postado por ele dois dias após os atos de 8 de janeiro, nos quais o ex-presidente fez críticas ao sistema eleitoral. O vídeo foi posteriormente apagado.
De acordo com a publicação de Guilherme Amado, o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável pelo inquérito do 8 de Janeiro, solicitou a Moraes que reitere a cobrança às empresas para que seja enviada uma cópia do vídeo em questão. Além disso, o MPF pediu que as empresas informem a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e outras métricas relacionadas ao vídeo.
Além dessas solicitações, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também pediu que sejam enviadas todas as postagens de Bolsonaro relacionadas a eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Supremo Tribunal Federal (STF) e Forças Armadas.