Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) indicado por Lula
Em uma cerimônia solene realizada nesta quinta-feira (3), Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado assume a vaga aberta na Corte após a saída de Ricardo Lewandowski.
Zanin ganhou notoriedade por sua atuação como defensor de Lula no âmbito da Operação Lava Jato. Sua indicação ao STF gerou debates acalorados no Senado Federal, mas ele foi aprovado no dia 21 de junho e, agora, integra a Primeira Turma do Supremo.
O novo ministro assume um gabinete com 520 processos em andamento. Sua participação nas votações será aguardada em pautas emblemáticas, como o marco temporal, o aborto e a descriminalização do porte de drogas.
A cerimônia de posse foi realizada no plenário da Corte e contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre ministros do STF, autoridades políticas e familiares de Zanin. O ex-advogado foi conduzido ao púlpito para fazer o juramento, que foi realizado pelo decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, e pelo ministro mais novo do STF, André Mendonça.
Após fazer o juramento de cumprir a Constituição Federal, Cristiano Zanin foi oficialmente declarado empossado pela presidente do STF, Rosa Weber, que lhe deu as boas-vindas à Corte.