Ex-chanceler de Bolsonaro é aprovado para ser embaixador no Canadá

Carlos França é aprovado pelo Senado como embaixador do Brasil no Canadá

Brasília, 3 de agosto de 2023 - O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (2), a nomeação de Carlos França como embaixador do Brasil no Canadá. A votação foi marcada por ampla maioria de 54 votos favoráveis, apenas dois contrários e duas abstenções. O ex-chanceler foi indicado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em junho deste ano e obteve a aprovação unânime da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado no mês seguinte.

A trajetória de Carlos França no Itamaraty remonta a 1991, quando ingressou como diplomata de carreira. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores de abril de 2021 a dezembro de 2022, assumindo a posição deixada por Ernesto Araújo. Sua atuação durante o período foi marcada por uma postura discreta e uma vasta experiência na diplomacia internacional.

A aprovação do nome de França para a embaixada no Canadá não foi uma surpresa, visto que ele já havia conquistado o "agrément" do governo canadense em maio. Esse acordo diplomático representa a aceitação de um país à indicação de outro para o cargo de embaixador e é um passo importante para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Canadá.

Agora, com a aprovação do Senado, Carlos França deve se preparar para assumir suas funções na capital canadense, Ottawa. A embaixada do Brasil no Canadá desempenha um papel fundamental na promoção de interesses mútuos entre os dois países, abrangendo questões comerciais, culturais e ambientais, entre outras.

Postagem Anterior Próxima Postagem