Lula Defende Novo Presidente do IBGE e Rebate Críticas Sobre Indicação
Em sua 8ª live semanal, realizada nesta terça-feira (1º/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa do novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Márcio Pochmann, que teve seu nome criticado quando sua possível indicação foi ventilada. Lula afirmou que Pochmann é "100% íntegro" e criticou as tentativas de criar uma imagem negativa do economista.
Durante a transmissão, Lula expressou sua confiança na capacidade intelectual e na idoneidade de Márcio Pochmann, considerando-o um dos grandes intelectuais do país. Segundo o ex-presidente, Pochmann é um pesquisador exímio e extremamente preparado para assumir o cargo de presidente do IBGE.
"Não é aceitável tentarem criar uma imagem negativa de uma pessoa da qualificação do Pochmann. Ele é um dos grandes intelectuais desse país. É um rapaz extremamente preparado. Eu confio na capacidade intelectual dele. Ele é um pesquisador exímio. Ficaram colocadas dúvidas sobre a idoneidade dele. Eu queria dizer que, se tiver 10 pessoas da mais alta idoneidade, uma seria ele", afirmou Lula.
A escolha de Márcio Pochmann para a presidência do IBGE foi alvo de críticas, mas Lula defendeu sua indicação com firmeza, afirmando que ele é o escolhido há muito tempo e que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, estava ciente da decisão presidencial. Na semana anterior, a ministra havia dado a entender, durante entrevista coletiva, que não havia sido informada sobre a indicação de Pochmann para o cargo no órgão vinculado à pasta do Planejamento.