Governo de Cuba Declara Incapacidade de Pagar Dívida Bilionária ao Brasil
Havana, 16 de setembro de 2023 - O governo de Cuba anunciou oficialmente que não possui recursos financeiros para honrar a dívida de 538 milhões de dólares (aproximadamente R$ 2,6 bilhões) que mantém com o Brasil. A dívida, originada por empréstimos concedidos pelo BNDES durante os governos de Lula e Dilma Rousseff, inclui investimentos na construção do Porto de Mariel, inaugurado em 2014.
O governo brasileiro, em busca de uma solução para o impasse, tem proposto alternativas como descontos no valor em atraso, a utilização de moedas alternativas ao dólar e até mesmo a aceitação de commodities cubanas como forma de pagamento. No entanto, fontes ligadas ao governo cubano afirmam que, dadas as atuais circunstâncias econômicas, Cuba não tem condições de cumprir com o pagamento da dívida.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente participa da Cúpula do G77 + China em Cuba, está envolvido nas discussões sobre a renegociação da dívida. Após sua participação no evento, Lula seguirá para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), agendado para a próxima terça-feira, 19 de setembro.
A incerteza em torno da dívida entre Cuba e Brasil levanta questões sobre o impacto econômico e político dessa situação nas relações bilaterais entre os dois países e nas negociações internacionais em curso.