General Heleno confirma presença na CPMI do 8 de janeiro

  General Augusto Heleno confirmado para depoimento na CPMI do 8 de Janeiro


No dia 24 de setembro de 2023, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo Bolsonaro, o general da reserva Augusto Heleno, anunciou sua participação no depoimento agendado para a próxima terça-feira (26) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os eventos ocorridos no 8 de Janeiro.


Em entrevista ao Estadão, o militar, que era membro do círculo mais próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmou sua presença na CPMI, mas não revelou detalhes sobre o que espera do depoimento. Ao ser questionado sobre as supostas alegações de sua menção na colaboração premiada feita por Mauro Cid à Polícia Federal, Heleno afirmou que não pretende comentar sobre tais informações.


O general da reserva já havia prestado depoimento perante a CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, durante o qual reafirmou sua lealdade a Bolsonaro e negou ter participado de qualquer articulação relacionada a um suposto golpe. Ele enfatizou que o termo "golpe" está sendo usado de forma inadequada e vulgar para descrever os acontecimentos do 8 de Janeiro, argumentando que uma manifestação de insatisfação não constitui um golpe.


Um dos elementos que ligam o general ao 8 de Janeiro é o fato de dois generais de sua gestão no Gabinete de Segurança Institucional, Carlos José Russo Assumpção Penteado e Carlos Feitosa Rodrigues, estarem trabalhando no órgão na data em questão, sendo exonerados posteriormente em janeiro. O depoimento de Augusto Heleno na CPMI promete trazer esclarecimentos adicionais sobre os eventos ocorridos nesse dia controvers

Postagem Anterior Próxima Postagem