Marcos do Val propõe CPI para investigar Alexandre de Moraes


Senador Marcos do Val articula criação de CPI para investigar o ministro Alexandre de Moraes do STF

Nesta segunda-feira, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou seus esforços para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante seu discurso no Senado, o parlamentar alegou que o ministro cometeu ações consideradas inconstitucionais, arbitrarias e politicamente motivadas.

Do Val também mencionou um documento da Vice-Procuradoria-Geral da República que listou diversas irregularidades alegadas na condução de inquéritos pelo magistrado no STF. Segundo ele, "Nesse documento consta uma ampla lista de ilícitos que, em total descumprimento da Constituição Federal, vêm sendo cometidos pelo ministro."

O senador acrescentou que Moraes estaria protegendo autoridades de investigações ou indiciamentos, citando o caso do Ministro da Justiça, Flávio Dino, em relação aos eventos de 8 de janeiro. Do Val afirmou ter obtido 40 assinaturas de senadores interessados na criação da CPI para investigar Moraes e expressou sua esperança de que o Senado permaneça unido na causa. Ele também fez um apelo aos outros dez ministros do STF para que compreendam a gravidade da situação e evitem manchar a imagem da instituição.

Postagem Anterior Próxima Postagem