Relatório da Polícia Italiana Contradiz Versão de Alexandre de Moraes Sobre Confronto no Aeroporto de Roma
Um relatório da polícia italiana trouxe novos elementos para o conturbado episódio envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o empresário Roberto Mantovani no Aeroporto Internacional de Roma, em julho deste ano. O documento aponta que o empresário "encostou levemente" nos óculos do filho de Moraes, Alexandre Barci, durante um bate-boca no aeroporto.
A versão de Moraes, que afirmou ter sido xingado de "comunista", "bandido" e "comprado", e alegou que seu filho levou um "tapa" do agressor, agora é contestada com base nas imagens gravadas pelas câmeras do aeroporto.
O relatório da polícia italiana descreve o incidente e narra que Alexandre Barci, o filho de Moraes, reagiu provavelmente às agressões verbais da mulher de Mantovani. Por sua vez, Mantovani estava a alguns metros de distância e apontava com o dedo indicador ao filho do ministro.
O relatório afirma: "É evidente a reação verbal de Barci que, saindo da fila da aceitação à Lounge, interage verbalmente com os dois, permanecendo parado no próprio lugar, trocando várias palavras com Mantovani, que nessa circunstância tinha se aproximado até ficar cara a cara."
Além disso, o documento confirma que Mantovani "acertou levemente os óculos" do filho de Moraes após uma reação de Barci. O confronto só terminou quando o filho do ministro ingressou na sala Lounge Vip do aeroporto após a intervenção de um passageiro.
A defesa do empresário Roberto Mantovani enfatizou que o relatório da polícia italiana difere substancialmente do relatório elaborado pela Polícia Federal. Segundo o advogado Ralph Tortima, as imagens do aeroporto precisam ser periciadas de forma imparcial e independente para esclarecer o que realmente aconteceu.
O relatório da Polícia Federal havia concluído que o empresário aparentemente agrediu o filho de Moraes, deslocando seus óculos durante o confronto. O episódio continua a gerar controvérsias e debates sobre os acontecimentos no Aeroporto Internacional de Roma.