Jair Bolsonaro Expressa Apoio a Israel e Condena Ataque do Hamas
Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, manifestou seu apoio ao governo de Israel após o ataque do Hamas em solo israelense ocorrido neste sábado (7). Bolsonaro destacou que o grupo terrorista Hamas havia parabenizado Luís Inácio Lula da Silva, atual chefe do Executivo brasileiro, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a vitória do petista nas eleições de 2022.
O ex-presidente brasileiro repudiou veementemente a ofensiva do Hamas e lamentou as mortes de civis e militares israelenses, além de condenar o sequestro de mulheres e crianças por parte dos terroristas.
Em seu comunicado, Bolsonaro ressaltou o respeito e admiração pelo povo de Israel e aprofundou os laços culturais e religiosos entre Brasil e Israel. Ele lembrou que Israel foi fundado em 1948, por deliberação da ONU em 1947, com a sessão presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha.
O ex-presidente enfatizou a necessidade de lideranças palestinas abandonarem o terrorismo e reconhecerem o direito de Israel a existir para que a paz possa prevalecer na região. Ele encerrou sua mensagem com a palavra "Shalom", que significa paz em hebraico.
O pronunciamento de Bolsonaro sobre a situação em Israel reflete a complexidade do conflito na região do Oriente Médio, que continua sendo um tema de grande relevância internacional e divide opiniões em todo o mundo.