Em nota, Rodrigo Pacheco rebate ataques de Gleisi Hoffmann


Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rebate críticas da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, sobre a PEC que limita decisões no STF


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu às críticas feitas pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), nesta terça-feira (24), em relação à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas e pedidos de vista no Supremo Tribunal Federal (STF).


Gleisi Hoffmann havia afirmado em uma publicação no Twitter que Pacheco estava "fazendo um serviço para a extrema direita" ao apoiar o avanço da PEC 08, sugerindo que essa iniciativa não contribui para a harmonia entre os Poderes.


Em resposta, Rodrigo Pacheco argumentou que tentar rotular uma proposta legislativa como de direita ou de esquerda para desqualificá-la é simplista e um erro. Ele destacou sua trajetória pautada pelo respeito às divergências e salientou que esse tipo de argumento apenas alimenta a polarização, que beneficia apenas os extremistas.


O presidente do Senado enfatizou que sempre defendeu a harmonia entre os Poderes e que é papel do Legislativo discutir mudanças nas leis e na Constituição. Ele afirmou que a PEC está tramitando desde 2021 e seguirá o processo de acordo com as regras regimentais, sem pressa ou atropelos. Pacheco enfatizou que a PEC visa aprimorar o sistema de Justiça, algo que ele sempre defendeu publicamente, e que continuará a fazê-lo, respeitando sua prerrogativa de bem legislar.


A discussão em torno da PEC 08 é mais um capítulo do debate sobre a separação de poderes e o funcionamento das instituições no Brasil.

Postagem Anterior Próxima Postagem