Presidente do PT, Gleisi Hoffman, critica resposta de Israel ao ataque do Hamas
Em uma postagem nas redes sociais nesta terça-feira (10), a deputada federal Gleisi Hoffman, que também é a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou duras críticas à resposta de Israel ao recente ataque terrorista do Hamas. Ela denunciou o que chamou de "brutalidade" contra a população civil da Faixa de Gaza.
Hoffman declarou: "A resposta do governo de Israel aos ataques do último sábado anuncia-se como uma brutalidade ainda mais abrangente contra a população civil da Faixa de Gaza. Dois milhões de palestinos, confinados há mais de uma década em um verdadeiro campo de concentração, sem direitos e sem perspectivas, são tratados agora como sub-humanos, sem acesso a água, comida e energia. O que se anuncia, sob pretexto de retaliação militar e segurança do estado, é um massacre com as dimensões de um genocídio."
A parlamentar também instou o governo brasileiro a agir com firmeza em busca de um cessar-fogo imediato e a apoiar a solução pacífica de reconhecimento de dois Estados, Israel e Palestina, com pleno direito à soberania, ao desenvolvimento econômico e às tradições históricas de cada um. Ela enfatizou que a ofensiva militar anunciada pelo governo israelense só resultará em mais ódio e destruição, apelando para a cooperação global na busca por uma solução pacífica e duradoura que inclua a desocupação dos territórios palestinos.