Gleisi Hoffmann do PT Considera Possibilidade de Candidato à Presidência da Câmara em 2025
Brasília, 23 de outubro de 2023 - A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, anunciou nesta segunda-feira a possibilidade de o partido apresentar um candidato próprio à presidência da Câmara dos Deputados em 2025. Essa declaração surge em meio às movimentações nos bastidores políticos em preparação para a corrida eleitoral no Congresso, que acontecerá daqui a mais de um ano.
Gleisi Hoffmann destacou que várias agremiações já indicaram a intenção de lançar candidatos para a presidência da Câmara, e o PT avaliará o assunto no momento oportuno, envolvendo a direção nacional do partido e sua bancada, bem como partidos próximos, considerando inclusive a possibilidade de apresentar uma candidatura própria ou de seu campo político.
Vale ressaltar que a última vez em que o PT teve um candidato próprio à presidência da Câmara foi em 2015, quando Eduardo Cunha, então deputado pelo MDB do Rio de Janeiro, venceu a eleição e derrotou o candidato apoiado pela então presidente Dilma Rousseff, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Esse episódio desempenhou um papel significativo nas tensões entre Dilma e Cunha, culminando no processo de impeachment em 2016.
Em 2022, durante o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente, o PT optou por apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara, apesar de diferenças entre o petista e o deputado alagoano durante a campanha eleitoral. A avaliação dos petistas na época era que a vitória de Lira já estava assegurada, e lançar um candidato próprio seria um erro, à semelhança do ocorrido com Dilma.
A sucessão de Arthur Lira em 2025 já gera especulações nos bastidores políticos, com diversos partidos cogitando nomes para a disputa. Esse cenário promete ser um dos principais temas da política brasileira nos próximos meses.