Bancada Governista Celebra Derrubada de Requerimento na CPMI de 8 de Janeiro
Em um episódio que aumenta ainda mais a tensão em torno da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro, a bancada governista comemorou efusivamente a derrubada de um requerimento que buscava convocar o coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, comandante da Força Nacional na data em questão.
Os membros da oposição argumentam que o objetivo da CPMI é investigar os eventos ocorridos em 8 de janeiro, mas acusam o governo de criar narrativas que não condizem com a realidade e de tentar culpar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo eles, a bancada governista nunca teve a intenção de realizar uma investigação séria e lutou para evitar a criação da CPMI desde o início.
O requerimento para convocar o coronel Queiroz era uma das tentativas da oposição de obter esclarecimentos sobre a atuação da Força Nacional no dia dos eventos em questão. Eles alegam que o comandante da Força Nacional poderia esclarecer por que o ministro Flavio Dino não ordenou a ação da Força Nacional, que estava estacionada próxima ao Ministério da Justiça, para impedir o vandalismo naquela ocasião.
O deputado Maurício Marcon, membro da oposição, flagrou a comemoração efusiva da bancada governista após a derrubada do requerimento e divulgou um vídeo que mostra a reação dos parlamentares. Esse episódio evidencia ainda mais as tensões políticas em torno da CPMI de 8 de janeiro e levanta questionamentos sobre a verdadeira intenção do governo em relação a essa investigação. A polarização política continua a ser um tema central na política brasileira.