Maduro diz que revisou “mapa da cooperação” com Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revisou, nesta segunda-feira (16), com o ditador Nicolás Maduro, o “mapa da cooperação” entre os dois países, segundo relatou o governante venezuelano em suas redes sociais.


Maduro é amplamente considerado um ditador devido às ações autoritárias em seu governo, incluindo a supressão de opositores, o controle de instituições governamentais e a restrição da liberdade de expressão e imprensa.


– Tive uma agradável conversa telefônica com o companheiro presidente Lula da Silva, na qual abordamos questões importantes no mapa da cooperação entre nossos países – escreveu Maduro no X, antigo Twitter.


O venuzuelano, no entanto, não detalhou quais assuntos foram discutidos durante o contato.


Maduro acrescentou que Venezuela e Brasil, que retomaram as relações em janeiro, quando Lula assumiu o poder, após quatro anos de suspensão por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), têm um “caminho claro para seguir trabalhando unidos pelo bem-estar, desenvolvimento e prosperidade” de seus povos.


No mês passado, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse à Agência EFE que o Brasil está tomando medidas para retomar a conexão com a rede elétrica da Venezuela, interrompida em 2019 por decisão de Bolsonaro, com o objetivo de dar segurança ao fornecimento de energia ao extremo norte do país.


Maduro e Lula haviam concordado no último mês de maio em reconectar o sistema elétrico entre os dois países.


Em seguida, Maduro afirmou que seriam necessários investimentos de pelo menos 4 milhões de dólares (R$ 20,16 milhões) para recuperar as linhas de transmissão, que se degradaram por falta de uso.


Além disso, delegações de ambas as nações reuniram-se em meados do ano em Caracas para promover o comércio binacional e ratificar o compromisso de combater conjuntamente o contrabando na fronteira comum.

Postagem Anterior Próxima Postagem