Governo mantém confiança na meta fiscal da LDO de 2024, afirma líder do Congresso
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP), anunciou na noite de segunda-feira (6) que o governo mantém sua confiança no relatório do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, que está programado para votação na Comissão Mista de Orçamento nesta terça-feira (7). De acordo com Randolfe, não será enviada nenhuma mensagem para modificar a meta fiscal.
A questão da meta fiscal na LDO de 2024 se tornou um dos principais tópicos de discussão na política e na economia, especialmente após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmar publicamente que a meta não necessariamente precisa ser de déficit zero, uma ideia que era defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
A votação da proposta de LDO estava atrasada, uma vez que as regras do Congresso estipulam que a medida deve ser analisada até julho, antes do recesso legislativo de meio de ano. O relator do projeto é o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).
Randolfe Rodrigues esclareceu: "Não haverá mensagem modificativa para amanhã. O relatório que será apresentado é resultado de diálogo com o governo. A manutenção da busca pelo déficit zero, que defendemos, hoje depende muito mais do Congresso do que propriamente do governo".
Essas declarações foram feitas pelo senador após uma reunião no Palácio do Planalto entre o presidente Lula, ministros e senadores para discutir a reforma tributária, que está programada para ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta terça-feira.