Presidente do PT, Gleisi debocha de atentado sofrido por Trump


Na tarde desta terça-feira, 16 de julho, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PT-RS), provocou uma onda de indignação ao compartilhar uma caricatura nas redes sociais que zombava da recente tentativa de assassinato sofrida pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A postagem, feita no Instagram de Gleisi, retratava Trump como o Pato Donald, personagem icônico da Disney, e ironizava o sangue resultante do ferimento sofrido pelo ex-presidente, comparando-o a manchas de ketchup.


O incidente que inspirou a caricatura ocorreu no último sábado, 13 de julho, quando Trump foi atingido por um tiro de raspão durante um evento público. A imagem satírica, criada pelo artista Cris Vector, baseou-se em um registro fotográfico de Evan Vucci, da agência Associated Press, que capturou o momento em que Trump, visivelmente abalado, tinha sangue escorrendo da orelha.


A reação de Gleisi Hoffmann não foi bem recebida globalmente. Críticos acusaram-na de insensibilidade e desrespeito às normas básicas de empatia e civilidade, especialmente considerando a gravidade de um ataque violento contra uma figura pública como Trump, independentemente de divergências políticas.


Horas após a publicação da caricatura, diversas personalidades políticas e públicas expressaram repúdio às declarações de Gleisi. O deputado federal André Janones (Avante-MG), por exemplo, comparou o incidente com o ataque sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018, sugerindo que ambos os eventos poderiam ter sido manipulados ou exagerados para ganhos políticos.

Postagem Anterior Próxima Postagem